O Parque Zoológico de Goiânia foi fundado em 1956, pelo encarregado e morador do Lago das Rosas, Saturnino Maciel de Carvalho. Embora o lago das Rosas naquela época já fosse um local de recreação e lazer tradicionalmente usado pela população de Goiânia, somente após esta data, com a doação de alguns animais pelo ornitólogo e professor José Hidasi, o zoológico surgiu. Nesse mesmo ano também foi criado o Museu de Zoologia.
Desde sua fundação o zoológico fechou para a reforma de sua estrutura física, uma única vez, em junho de 2009. Em 2012, em sua reabertura, o zoológico apresentava 512 animais, em dezembro de 2015 somam 522, sendo: 212 aves, 175 mamíferos e 135 répteis.
Até o final do século XIX, os zoológicos consistiam meramente em locais de exposição de animais cuja finalidade exclusiva era o entretenimento do público visitante. Entretanto, no decorrer do século XX, uma crescente preocupação em relação ao bem-estar de animais de zoológicos, tanto por parte de pesquisadores quanto por parte da população, permitiu uma profunda reavaliação do papel dos zoológicos e de sua importância na preservação da vida selvagem.
Atualmente os zoológicos têm um perfil bastante diferenciado. Existem três grandes objetivos que norteiam o funcionamento de qualquer zoológico moderno: (1) apoiar projetos e ações relacionadas à conservação de espécies animais, especialmente aquelas ameaçadas de extinção; (2) oferecer apoio para pesquisas científicas voltadas ao comportamento e bem-estar animal e (3) promover um aumento da sensibilização do público para questões voltadas para a conservação ambiental por meio de práticas de educação ambiental.
O Parque Zoológico de Goiânia está engajado com estes novos objetivos. Atualmente, cerca de 480 animais pertencentes a 118 espécies de aves, répteis e mamíferos recebem cuidados permanentes de uma equipe multiprofissional composta por cerca de noventa funcionários que têm por objetivo garantir bem-estar, alimentação balanceada e tratamento veterinário adequado.
É importante lembrar que aproximadamente um terço dos animais do Zoo de Goiânia é oriundo do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, cuja função é recepcionar e reintroduzir animais silvestres resgatados ou apreendidos. Entretanto, nas situações em que a reintrodução não é possível (seja por conta de ferimentos ou pelo longo contato com seres humanos), o Zoológico de Goiânia cumpre o importante papel de abrigar e cuidar de alguns destes animais, colaborando com a chamada conservação ex situ das espécies, ou seja, fora de seu ambiente natural.
Além disso, animais mantidos em zoológicos podem se reproduzir e manter as populações ameaçadas para fins de conservação. Atualmente o Zoológico de Goiânia tem sob seus cuidados 28 espécies ameaçadas de extinção. Animais como Anta, Lobo Guará, Macaco Aranha, Tamanduá Bandeira, Onça Pintada, Ararajuba, Arara Azul e Papagaio do Peito Roxo são alguns exemplos.
Aliado à conservação ex situ, a atividade de Educação Ambiental representa a função mais importante dos zoológicos na atualidade. Como defendido por alguns educadores, o objetivo da Educação Ambiental é desenvolver uma população que esteja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhe são associados, permitindo que tenham conhecimento, habilidade, atitude, motivação e compromisso para trabalhar na busca de soluções.
Para cumprir tal propósito, o Parque Zoológico de Goiânia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes mantém um Núcleo de Educação Ambiental (NEA) composto por uma equipe de educadores multidisciplinar, responsáveis por recepcionar e desenvolver atividades com escolas e instituições que visitam o Zoo. Muito além de uma visita guiada, o NEA desenvolve atividades com temáticas voltadas à conservação de espécies, preservação de recursos naturais, consumo sustentável, impactos do lixo e poluição urbana, bem como apresenta as normas de visitação e curiosidades sobre o nosso plantel.
Entre os projetos desenvolvidos recentemente estão: “PROJETO CMEI – O Bicho é Gente Boa”, “ CERRADO – A Floresta Invertida, a Água e a Biodiversidade’, ‘A EAJA Vai ao Zoológico de Goiânia’, ‘RESÍDUO – Manejo Correto e Qualidade de Vida’ e ‘Goiânia, Lago das Rosas: espaço de cultura e de memórias’. Além de trilhas com foco na fauna e flora do Cerrado e outra com foco especifico nas Aves, a equipe de Educação Ambiental inova com trilha bilíngue – português/inglês, sendo essa atividade única entre os zoológicos do Brasil.
Para termos uma noção da dimensão das atividades de Educação Ambiental, o NEA atendeu em 2018 mais de 50.000 crianças, adolescentes e estudantes de Goiânia, municípios vizinhos e outros estados.
Siga-nos nas redes sociais (@zoogoiania) para acompanhar as atividades do NEA e outras atividades do Zoo
Venham nos visitar.
As regras de visitação do zoológico são as mesmas aplicadas a qualquer zoológico e existem para garantir a segurança tanto dos visitantes quanto dos animais:
- Não ultrapassar as barreiras (cordões de isolamento, correntes, telas, cercas) entre o passeio e recintos
- Não alimentar, tentar entrar em contato físico, gritar ou jogar objetos nos animais. Os pais devem sempre estar atentos para que as crianças cumpram as regras, pois a melhor forma de ensiná-las é dando o exemplo.
- Não adentrar ao Parque Zoológico com: animais domésticos, bebidas alcoólicas ou latas de qualquer tipo de bebida, aparelhos de som
- Sempre descartar o lixo nas lixeiras adequadas (lixo orgânico e reciclável)
Agora que você já sabe de tudo isto é só juntar a família e os amigos e passar algumas horas agradáveis no Parque Zoológico de Goiânia.
DURANTE A PANDEMIA:
HORÁRIO PARA VISITAR
Segunda Feira: Fechado
Terça Feira: Fechado
Quarta Feira: 08:30hs às 17:00hs
Quinta Feira: 08:30hs às 17:00hs
Sexta Feira: 08:30hs às 17:00hs
Sábado: 08:30hs às 17:00hs
Domingos: 08:30hs às 17:00hs
Feriados: Fechado
A compra de ingressos pode ser realizada até às 16h00.
Valores dos Ingressos:
Inteira: R$ 5,00
Meia: R$ 2,50 (para crianças de 04 a 12 anos e idosos com 60 anos ou mais)
Portadores de Necessidades Especiais (PNE´s): Isento
*OBS. Não é aceito cartão e nem PIX
ENDEREÇO
Alameda das Rosas S/N - Setor Oeste - Cep: 74110-010 - Goiânia-GO
TELEFONE
(62) 3524-2390
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Prefeitura Municipal de Goiânia
Faça uma visita
Fonte: https://www.goiania.go.gov.br/agetul/turismo/roteiros-turisticos/